Botox – Toxina Botulínica

Utilização: Para o tratamento de rugas, marcas de expressão e suor excessivo (hiperidrose)

Ação: Os músculos faciais se contraem após receberem ordens de uma substância liberada que se chama acetilcolina. A toxina age bloqueando a ação desta substância, somente na região que recebeu a aplicação. Quando não há contração do músculo não há formação de rugas. Já no caso da sudorese excessiva, ela age bloqueando o estímulo do suor nas glândulas sudoríparas das axilas
Muitas vezes é necessária uma complementação após 1 mês

Tempo de ação da aplicação: De 4 a 6 meses

Local: O procedimento é feito no consultório. Pode-se voltar ao trabalho, porém nas 4 horas seguintes não se deve deitar, fazer exercícios físicos ou massagear o local

Duração: Meia hora

BOTOX é um medicamento que relaxa a musculatura aonde é aplicado, proporcionando uma aparência mais jovem. A aplicação de BOTOX é um procedimento simples e que não exige hospitalização.
Marcas Comerciais: Botox®, Dysport e Prosigne.

Tratamento da hiperidrose axilar com toxina botulínica

A Hiperidrose pode ser definida como sudorese que ultrapassa a necessidade de controle da temperatura corporal. Hiperidrose é um excesso desagradável de suor, em uma ou várias partes do corpo. É uma condição benigna, mas que gera intenso impacto na qualidade de vida de seus portadores. É uma doença comum, atinge até 1% da população. Pode-se imaginar que numa cidade como São Paulo, com 12 milhões de habitantes, existam 120.000 pessoas com esse problema. Provavelmente todos têm em seu círculo familiar, profissional ou de amizade alguém que apresente Hiperidrose. Às vezes isso não é tão visível, porque por constrangimento ou desconhecimento, as pessoas não gostam de revelar a sua presença. As pessoas se tornam tímidas, muitas vezes desenvolvendo até um fobia social.

Tipos de Hiperidrose
A Hiperidrose atinge principalmente a axila (hiperidrose axilar), as mãos e os pés, mas pode atingir também a face, principalmente a região frontal (testa) e o couro cabeludo, assim como o tórax, a nuca, a região sob a mama, a região inguinal, e qualquer outra região do corpo.

Hiperidrose Axilar
Hiperidrose axilar é o excesso de suor na região das axilas, debaixo dos braços, pode ser exclusivamente nas axilas, ou predominantemente nas axilas com outras áreas também afetadas. A transpiração excessiva nas axilas tem importante impacto na qualidade de vida. Na Hiperidrose Axilar (sudorese das axilas) os pacientes se queixam de roupas excessivamente molhadas, manchadas e danificadas, aspecto de má higiene, impressão de descontrole emocional e falta de adaptação aos trajes necessários para o trabalho.

Tratamento da hiperidrose
Existem alguns tratamentos que podem ser usados para a Hiperidrose: medicamentos, Toxina Botulínica e a Simpatectomia. Uma das melhores opções para o tratamento da hiperidrose axilar é a Toxina Botulínica ( BOTOX® ). A aplicação da Toxina Botulínica na mão, na axila ou em outros locais elimina completamente o suor. O procedimento é realizado sem internação, no ambiente do consultório médico, e o paciente pode retornar as suas atividades normais no mesmo dia. O Tratamento com a Toxina Botulínica não e definitivo , mas reaplicações podem ser feitas, em media a cada 6/12 meses, dependendo do caso, o que mantém a região tratada sem sudorese.